Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Desafios!

Aí estão mais alguns desafios sobre concordância verbal, para a turma do 9º ano.

1. A frases a seguir foi proferida por Ayrton Senna, por ocasião de um voo que ele fez em um avião Mirage da Força Aérea Brasileira:

"Se cada brasileiro tivesse a oportunidade de fazer esse voo que eu fiz, com certeza teriam mais amor à pátria."
(Rev. Foco. Brasília, Foco Editorial, n. 37, out./1998.)

Nela há um erro que pode ter sido cometido tanto por Senna, ao falar a frase, como pelo redator da revista, ao transcrevê-la.

a) Identifique o erro, faça a correção e justifique-a.
b) Elabore uma hipótese para explicar o que poderia ter levado à ocorrência desse erro.

2. Leia:
                        Peruas terão regulamento
          A Prefeitura de Campinas deve regulamentar nas próximas semanas o STAM (Sistema de Transporte Alternativo Municipal).
          Um grupo de 905 perueiros se inscreveu na concorrência pública [...], mas na primeira etapa só 440 motoristas foram habilitados. Cerva de 400 condutores recorreram do resultado.
(Folha de São Paulo, 27/11/1998.)
a) Identifique o sujeito dos verbos destacados e justifique a concordância verbal em cada caso.

b) Se, em vez de "se inscreveu", o redator empregasse "se inscreveram", a concordância continuaria correta? Justifique.

c) Se, em vez de "recorreram", ele usasse "recorreu", estaria cometendo erro de concordância? Justifique.

3. Durante a transmissão de uma partida de futebol, o locutor de uma rede de TV disse:

                 "Não foi divulgado ainda público e renda do jogo."

Imediatamente a seguir, julgando ter cometido um erro de concordância, ele refez a frase assim:

                 "Não foram divulgados ainda público e renda."

Baseando-se na regra de concordância aplicável ao caso, comente se a alteração efetuada pelo locutor era realmente necessária.

4. Leia este texto de jornal:
                                                  Nota zero
          Depois de liderar as manifestações contrárias à realização do provão do MEC para avaliar a qualidade dos cursos superiores, o presidente da UNE [...] explicou o protesto às câmeras de TV:
          __ Na minha opinião não houveram tumultos.
          Agora sim dá para entender por que a UNE queria que os estudantes entregassem a prova em branco...
(O Estado de São Paulo, 12/11/1996.)
a) Que tipo de erro gramatical o falante cometeu, motivando o jornal a lhe dar "nota zero"?

b) Baseando-se na estrutura sintática da frase, elabore uma hipótese para explicar o que teria levado o falante a errar.

c) Como o presidente da UNE deveria ter falado, para não receber "nota zero"?

d) A UNE, na ocasião, orientou os estudantes a entregarem a prova em branco, como forma de protesto contra a realização do provão. O jornal, de maneira irônica, insinua que as provas seriam entregues em branco por outro motivo. Qual?






segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Concordância verbal (9º ano)

Atividades de fixação - 9º ano

1. Considerando que o termo em destaque é o sujeito, reescreva as frases, completando as lacunas com a forma verbal que torna correta a concordância.
a) A decisão dos diretores da empresa * os funcionários. (surpreendeu / surpreenderam)

b) O velho relógio da igreja * dez hoas. (batia / batiam)

c) No velho relógio da igreja, * dez horas. (batia / batiam)

d) Um sentimento angustiante, repleto de contradições e dúvidas, *-lhe a vontade de continuar o trabalho. (tirava / tiravam)

e) Não * parte do plano da expedição as terríveis dificuldades enfrentadas logo no início da longa viagem. (fazia / faziam)

f) A obra está quase pronta; * faltando apenas a conclusão dos seriços de ajardinamento das laterais das pistas. (ficarão / ficará)

g) A análise dos resultados finais das últimas eleições municipais * um maior apoio dos eleitores aos partidos de oposição. (revela / revelam)

2. Em relação às duas frases a seguir, faça o que se pede.
     I) Não se reformulou o projeto original.
    II) Não se concordou com o projeto original.

a) Passe, se possível, as frases para a voz passiva analítica (com locução verbal).
b) Reescreva as frases dadas, colocando no plural os termos destacados e refazendo, se necessário, a concordância.
c) Passe, se possível, as frases do item b para a voz passiva analítica.

3. Reescreva as frases, colocando no plural o termo em destaque e estabelecendo a concordância verbal adequada.
a) Não se descobriu nova prova do crime.
b) Necessitava-se de informação mais confiável.
c) Não se confia em promessa eleitoreira.
d) Contestava-se, naquela época, o valor cobrado.

4. Nas frases a seguir, substitua o termo em destaque pelo indicado entre parênteses e refaça, se necessário, a cocnordância. Quando houver duas concordâncias válidas, indique-as.
a) O resultado da pesquisa sobre alimentos transgênicos provocou grande polêmica entre os cientistas. (conclusões)

b) Contrata-se costureira experiente. (costureiras)

c) Precisa-se de costureira experiente. (costureiras)

d) Vós recebereis todo o apoio de vosso povo. (Vossa Excelência)

e) Muitos pássaros dormiam na imensa árvore. (uma porção de)

f) Mais de um automóvel foi levado pela enchente. (dez)

g) Quase todos os nossos alunos pretendem continuar os estudos. (a grande maioria de)

h) Dentre os jovens, apenas 1% manifestou a despreocupação com o futuro. ( 2%)

i) O candidato afirma que só 1% da sua votação veio dos ricos. (votos)

j) 73% do eleitorado sabe o  número de seu candidato a prefeito. (eleitores)

k) Certamente não serei eu que acusarei meus amigos. (quem)

l) A polícia deteve dois dos rapazes que participaram da confusão. (um)

m) A Espanha anunciou sua participação no projeto. (Estados Unidos)

n) Algum de nós contará a verdade a ela? (alguns)

5. Nas frases a seguir, faça as alterações propostas e refaça, se necessário, a concordância verbal. Se houver duas concordâncias válidas, indique-as.
a) A queda nas vendas e as dívidas abalaram a empresa.
  •    Comece pelo verbo. 
b) A casa, o cheiro bom da comida, o quintal, todas as coisas ali lembravam a minha infância.
  • Troque todas as coisas por tudo.
c) Delicadeza e bom humor fazem dela uma jovem encantadora.
  • Troque bom humor por meiguice.
d) A indignação, o medo, a solidão o levaram a um ato de loucura.
  • Troque medo por raiva e solidão por ódio.
e) O diretor da peça e você participarão da reunião com a imprensa.
  • Troque você por eu.
f) Participará da reunião com a imprensa o diretor da peça e eu.
  • Troque diretor por atores.
g) O policial, o motorista e eu vimos o acidente.
  • Troque eu por tu.
6. Leia estas duas frases:
I. "O comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai quadruplicaram nos últimos anos __ e faz negócios melhores quem se comunica melhor". (Revista Veja, 9/set./98.)

II. "O péssimo estado de conservação de muitas rodovias brasileiras causam prejuízos de milhões de reais ao país". (frase de noticiário de TV)

Ambas apresentam o mesmo problema de uso da norma culta.
a) Qual é esse problema?
b) Reescreva as passagens incorretas, adequando-as à norma culta. Justifique a correção.
c) Elabore uma hipótese para explicar, em cada frase, o que poderia ter levado o redator a cometer o erro.


Atenção turma do 9º ano!!!

Teremos um exercício avaliativo sobre concordância verbal no dia 08/10/2010, sexta-feira. Não deixem para estudar na sexta de madrugada, ok? O conteúdo já não é mais novidade e vocês têm material suficiente para estudo diário do assunto.

Beijos!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atividades de revisão para o 8º ano

Atividades de revisão
1. Observe se, nas frases abaixo, o sujeito pratica, recebe ou pratica e recebe a ação verbal. Depois, indique se a frase está na voz ativa, na voz passiva (analítica ou sintética) ou na voz reflexiva.
a) "Os jornais chegavam trazendo notícias animadoras."
b) "Flora foi despertada de seu amargo devaneio por um ruído de passos no quarto contíguo."
c) "Rodrigo sentiu-se erguido de cima dos fardos."
d) "Rodrigo foi transportado em pensamentos para uma remota tarde de dezembro de 1909..."
e) Tu jamais te preparaste para essa tragédia."

2. Você tem a seguir algumas frases na voz ativa. Passe-as para a voz passiva analítica.
a) Algumas pessoas ajudaram o velhinho.
b) O governo instituiu mais um posto.
c) "Mas ele desconhecia esse fato extraordinário."
d) A ditadura impediu a publicação de muitos livros.

3. Faça, agora, o inverso: passe as frases da voz passiva analítica para a voz ativa.
a) A velha casa era invadida pelo mato e pela sujeira.
b) O cantor seria vaiado pelo público.

4. Agora, passe da voz passiva analítica para a passiva sintética.
a) As casas foram reformadas.
b) Um novo espetáculo foi anunciado.
c) Brevemente não serão vistas árvores ali.
d) Na placa, eram lidas as palavras: flores são vendidas.

5. As frases "Móveis são vendidos" e "Alugou-se o apartamento" correspondem a:
a) Vendem-se móveis usados. __ O apartamento era alugado.
b) Vende-se móveis usados. __ O apartamento foi alugado.
c) Vendem-se móveis usados. __ O apartamento foi alugado.
d) Vende-se móveis usados. __ O apartamento estava sendo alugado.

6. Passe estas orações para a voz passiva analítica.
a) Plantaram-se várias árvores nessa praça.
b) Interditou-se uma pista da estrada.
c) Vendem-se apartamentos.
d) Superaram-se muitas dificuldades.
e) Ergueu-se um novo arranha-céu na cidade.
f) Recolheram-se todos os trabahlos.

BOM TRABALHO!