Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Predicado - 7º ano

1. Retirei todos os verbos de ligação do poema abaixo. Será que você consegue recolocá-los? Reescreva o poema no caderno:

Beija-flor
Beija-flor pequenininho
que beija a flor com carinho
me dá um pouco de amor,
que hoje * tão sozinho...
Beija-flor pequenininho,
é certo que não * flor,
mas quero um beijinho
                               que hoje * tão sozinho... (Roseana Murray)

2. Agora o exercício é um pouco mais difícil. Retirei todos os predicativos do texto. Será que você consegue retomar a linha de pensamento do autor e recolocá-los no poema? (Se conseguir dar sentido ao texto, mesmo com predicativos diferentes do poema original, cumpriu a tarefa!)


Mãe
Minha mãe, sei que na vida              O sonho que a gente sonha
é teu amor que me diz                       é *, não tem raiz.
qual a estrada mais *                         Ah! minha mãe, minha vida
que me leva a ser *.                          só pede paz, e não bis.
O mundo é tão *, mãe!                      Só teu amor me convida
E a vida não vale um triz.         para ser * e *. (Gilberto Mendonça Teles)

3. Reescreva as orações, transformando o predicado verbal em nominal. Oriente-se pelo exemplo:

Ela entristeceu-se.                Ela ficou triste. (pred. nominal)
    (pred. verbal)

a) Eles enlouqueceram de alegria.
b) A menina emudeceu.
c) O céu escureceu.
d) As plantas murcharam.

4. Que frase você escreveria, usando verbo de ligação, para dizer que:
_ seu irmão (ou irmã) vive brigando?
_ você se alegrou com uma notícia?
_ você vive alegre, feliz?
_ sua amiga tem uma aparência tranquila?
_ o ser humano nunca se contenta com o que possui?
_ sua amiga estava triste, mas alegrou-se com sua chegada?

Bom trabalho!





Nenhum comentário: